Aveiro com marca de água

16 de Outubro de 2014

foto de João PauloAo visitar Aveiro descobrimos uma paisagem com marca de água.

Junto ao mar e à ria, Aveiro é atravessada por uma rede de canais por onde passeiam barcos moliceiros. Estas embarcações, esguias e coloridas, serviam para recolher algas e sargaço, e hoje em dia são usadas em passeios turísticos. Fazer a visita a pé também não implica demasiado esforço já que a cidade é plana, e quem gosta de pedalar pode optar pelas ”bugas” - as bicicletas de utilização gratuita disponibilizadas pela Câmara Municipal de Aveiro. 

Aveiro possui um conjunto de edifícios em estilo “Arte Nova” que vale a pena apreciar. Grande parte está situada junto ao canal principal, mas existem alguns fora das rotas tradicionais e até noutras localidades. A localização dos edifícios está indicada no roteiro disponível no Posto de Turismo e podemos ficar a conhecer ainda melhor este estilo no Museu que lhe é dedicado.

Ler restante artigo aqui

Agora que o Verão terminou não deixe de visitar Aveiro, aproveite as ótimas condições de estadia no novo Hostel WELCOME IN, situado na av. Lourenço Peixinho e venha conhecer os fabulosos monumentos de Aveiro.

Museu de Aveiro

museu de aveiro

O Museu de Aveiro está instalado no antigo Convento de Jesus, da Ordem Dominicana feminina, em Aveiro.

No contexto da reforma liberal, em 1874, data da morte da última religiosa, o convento dominicano de clausura é extinto e, em 1882, o edifício é entregue à Ordem Terceira Dominicana que o transforma em Colégio de Santa Joana.

Com o advento da República, em 1910, o colégio é extinto e a Igreja de Jesus e área contígua, é decretada monumento de interesse nacional. Em 1911, o Museu de Aveiro é instalado no Convento de Jesus e em 1912 é criado legalmente pela Portaria de 16 de Junho.

santa joana

Tempo